sábado, 20 de dezembro de 2014

China Radio International Portugues , CRIPOR Trasmite celebração do 15º aniversário do retorno de Macau à China



A CRI vai transmitir ao vivo em português a celebração do 15º aniversário do retorno de Macau à China. Eis a nossa programação:
- 19 de dezembro, das 20h00 às 21h00 (horário de Beijing): Transmissão do Espetáculo de comemoração.
- 20 de dezembro, das 09h30 às 10h10 (horário de Beijing): Transmissão das atividades comemorativas e da cerimônia de posse do 4º governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM).
Acompanhe os dois eventos no site da CRI em português:  http://portuguese.cri.cn . 
Síntese Histórica de Macau

Inicialmente a Península de Macau era habitada por pescadores vindos das províncias de Fujian e Guangdong. Daí a designação  MACAU.
Os portugueses chegaram a Macau entre 1554 e 1557, embora já andassem pelos mares do Sul da China desde 1513, data da viagem de Jorge Álvares cuja estátua está no centro da cidade.
Foi com o acordo dos mandarins locais que se estabeleceram nesta região, onde instalaram vários postos de trocas comerciais tornando-se, a península, um entreposto lucrativo no comércio entre a China, o Japão e a Europa, característica essa que se tem mantido ao longo de séculos. Macau teve, pois, o papel de porta aberta da China para o exterior, de lugar do contacto e do cruzamento do Ocidente com o Oriente.
  "Colégio de S. Paulo", fundado em Macau no séc. XVI, é considerado pelos historiadores como tendo sido a primeira universidade de matriz ocidental instituída na Ásia Oriental. Por aí passaram muitas figuras famosas, que deixaram na História o seu nome em letras de ouro. Foi o caso de Mateus Ricci, de S.Francisco Xavier e de tantos outros que, pela sua ação, contribuíram para o diálogo inter-civilizacional que ficou para sempre uma das características desta terra.
Depois da criação de Hong Kong, em 1841, na seqüência da vitória inglesa na primeira Guerra do Ópio, Macau perdeu muita da sua importância comercial pois que o seu grosso foi transferido para a outra margem do Delta do Rio das Pérolas. Hong Kong desenvolveu-se muito rapidamente, tornando-se num dos principais centros financeiros mundiais e deixando Macau como que em quase-letargia até há algumas décadas  Autor e Fotos / CRIPOR China Radio Internacional Portugues

Nenhum comentário:

Postar um comentário