domingo, 24 de abril de 2016

O Futuro das Ondas Curtas no Brasil / Entusiastas das Ondas Curtas

O Futuro das Ondas Curtas no Brasil / Entusiastas das Ondas Curtas

O que ocorre é que pela minha experiência, ainda que pequena e pontual, não percebo ninguém que se dedique a ouvir as ondas curtas, até há por exemplo, o pai de um amigo meu que possui um rádio que sintoniza as OC, porém, ele mesmo me disse que nunca, em momento nenhum se dedica à ouvi-las...!! Ou seja, é diante de um quadro desses que eu fico um tanto preocupado com o futuro das propagações em OC imaginando que como consequência os propagadores de conteúdo, radiodifusores, etc. poderiam migrar suas outorgas para asOndas Médias uma vez que com a migração de boa parte desse grupo para o FM, creio que o canal OM ficará bastante "limpo", de modo que haverá muito espaço para novos agentes nesse espectro.
          Mas por que digo isso? bem, afirmo isso porque acho que adquirir bons receptores de ondas curtas é algo bastante caro, eu mesmo por exemplo, quando afirmo que meu Tecsun S2000 custou R$1.400,00 todos ao meu redor ficam boquiabertos por eu adquirir "apenas um rádio", que por sua vez, custa esse absurdo, e modéstia a parte, acho que é um valor absurdo mesmo. Eu sem dúvida adquiriria outros receptores de ondas curtas bem mais caros que esse, mas isso porque sou fã das Ondas Curtas, acho legal pensar que estou na minha casa e ouvindo uma programação que está sendo emitida sem internet, sem cabos, sem repetidoras e satélites, diretamente de países como China, Índia, Austrália e uma infinidade de outros países exóticos inclusive como a Coréia do Norte.
          Mas o que ocorre é que se eu for observar os verdadeiros radiouvintes, sem serem DXistas, esse seguimento bastante grande quer rádios desses comprados nas esquinas dos centros de nossas cidades, ou seja, rádios abaixo dos R$100,00 o que implica em qualidade absolutamente questionável, sem dúvida, porém, o sentimento é "e daí? quando esse quebrar, jogo fora e compro outro, porque pelo que paguei por esse, trocar por outro depois de alguns poucos meses já terá me valido a pena", ou seja, perceba como é a mente de muitos por aí... Agora imaginemos, o cara vai comprar um rádio só que esse rádio só é vendido pela Internet (o que já desagrada a muitos dos mais antigos radiouvintes). Daí compra o rádio que será essencialmente caro, "mas é só um rádio", então o cara vai levar pra casa e percebe que precisa montar uma antena (ou comprar), se tiver espaço, terreno, na casa dele, ok, monta uma long wire, que para ficar verdadeiramente eficiente, carece de Balun e aterramento, isso sem falar das demais interferências das grandes cidades, daí quando vai ouvir se depara com uma grande quantidade de emissoras que não se dedicam mais a ter um horário voltado ao ouvinte de língua portuguesa. 
          Eu por exemplo, lamento profundamente que as emissões  brasileiras, sejam em ondas curtas ou em tropicais, sejam tão fracas, tão ruins aqui pro Nordeste brasileiro. Creio que no interior a coisa seja melhor, mas não creio que seja tão melhor assim, credito que em se tratando de São Paulo, Centro Oeste e o Sul do país essa questão de "ouvir ondas curtas e tropicais brasileiras" seja algo incomparavelmente melhor que por aqui. Por exemplo, é muito comum eu ver vídeos do pessoal no interior de São Paulo ou estados vizinhos ouvindo a Rádio Aparecida, a Rádio Inconfidência, a Rádio Brasil Central, a Gaúcha... etc. e uma boa quantidade de outras emissoras OC/OT com uma qualidade impressionante, porém, por aqui.... é uma luta.
          Sei que as ondas curtas propagem-se em todas as direções, porém, há a questão do azimute, ou seja, uma direção em que essa propagação é mais forte, mais intensa, minimizando os efeitos de atenuação do sinal etc. assim sendo creio que para cá não haja transmissões cujo azimute aponte nessa direção.
          Vejamos como exemplo a Rádio Habana Cuba, ou algumas americanas como a Radio Miami Internacional, a Rádio Exterior da Espanha, a Romênia Internacional e a BBC das Ilhas de Ascensão, as sintonizo de forma impressionante por aqui (mas e as brasileiras??).


Enfim, é só um desabafo meu, já que tenho profundo receio quanto ao futuro das ondas curtas se o DRM não chegar logo nas emissões e em especial na disponibilidade de receptores de custo mais acessível que o que importamos hoje. Caso contrário, não creio que haja lá muito futuro para as OC, veja como exemplo a Rádio Inconfidência, para que eu possa ouvir sua programação é quase um milagre quando o sinal chega por aqui de forma audível, compreensível. Por curiosidade, fui experimentar via Internet e eis que eles tem transmissão ao vivo e tem até app para smartphones... e o áudio? impecável... Se é assim, então a medida que a Internet/o wi-fi vai ganhando todas as cidades, fica difícil manter as propagação em ondas curtas com essa qualidade de áudio sendo que pela Internet é mais simples, de melhor áudio e inclusive mais barato. 

OBSERVAÇÃO - Para nós essa questão da qualidade é algo até certo ponto dispensável, já que o que queremos, como DXistas, é conseguir ouvir o que outros DXistas não conseguiram e ganharmos nossos cartões QSL. Porém, o que fico pensando é sobre o ouvinte comum (lutando com antenas mirabolantes tentado ouvir aquela partida de futebol do domingo - esse é o que determinará o fim das ondas curtas, pois faz-se necessário que ele ouça com qualidade e de forma simples, imediata, o que ele deseja ouvir. E olha que nem citei a questão da propagação...!!!). Para esse ouvinte, ou ele ouve, ou não sintonizará mais. Já até ouvi de pais e tios de amigos meus: "onda curta?? e isso ainda existe??. Rapaz, c é louco?! isso não existe mais não...

Daniel, que venha o DRM, porém, logo... que venha logo mesmo...!!! 



Valeu e tudo de bom.

_____________________
João Damasceno Teixeira
PT7050SWL
Sobre o artigo (texto) que te enviei... Se for possível publicar, por mim, ótimo...!!! Acharia muito legal..!!!
==============================================================================
Olha falando somente em brasil, as ondas curtas so existe aqui ainda ainda por causa de pessoas insoladas da amazonia , e utilizado tanbem para propagar  as palavras blibicas. realmente concordo e um meio com grandes baixas , pricipalmente na cidade. veja o exemplo nova xavantina tem cerca de 30 mil pessoas, la deve ter somente umas 10 que escuta ondas curtas 2 eu conheço e vi, no interior o numero sobe para uns 80 pessoas com os indios.ou seja esta em baixa veja somos 30 mil pessoas e temos cerca de 90 ouvintes casuais,se for levar o assunto a quem se dedica ouvir  de verdade talvez diario o numero cai para uns 14 incluindo eu e os indios rsrsrs kkkkkkkkkkkkkkk...
Assim porque estou nos estados da amazonia legal...
se formos ao nordeste    [em Fortaleza / CE ]   esse numero cai drasticamente
eu imagino que talvez so tenha voçe de ouvinte OC ai.. e mais uns 10 de forma casual incluindo os radioamadores dai nesse pacote...
se pensarmos em brasil 200 milhoes de pessoas e o total
de ounvites SW seria apenas umas 10.000 pessoas incluindo os casuais...
ou seja, se for pensar em numeros as ondas  curtas ja chegou no fim...lamentavelmente..
Enfim, é só um desabafo meu, já que tenho profundo receio quanto ao futuro das ondas curtas se o DRM não chegar logo nas emissões e em especial na disponibilidade de receptores de custo mais acessível que o que importamos hoje. Caso contrário, não creio que haja lá muito futuro para as OC
EU CONCORDO..  EU COMO UM ENTUSIASTA DAS ONDAS CURTAS  SOU DEFENSOR DO DRM para o futuro das ondas curtas desculpe a falta de ascentos,noot velho.. 73 Daniel Wyllyans.
=================================

Radio Nacional da Amazônia - Registro de ouvintes.https://www.youtube.com/watch?v=SCnct41MJJ0



Nenhum comentário:

Postar um comentário